Conheça a Eficácia do Asiaticoside para o Tratamento de problemas de Saúde
O asiaticosídeo (asiaticoside), ativo originário das folhas da planta Centella Asiática, além de ser usado no tratamento de insuficiência venosa nos membros inferiores e no tratamento de celulite (veja mais aqui), estudos mostram que seu uso é eficaz para diversos problemas de pele e de estrutura vascular:
- Ajuda na cicatrização de feridas;
- Eficaz nas queimaduras;
- Age como calmante e cicatrizante natural;
- Controla doenças neurodegenerativas,
- Melhora na hipertensão pulmonar;
- Reverte lesão cerebral e da medula espinhal;
- Possui propriedades anti-inflamatórias.
Ação calmante
Caminhos alternativos de tratamento, incluindo os de origem natural, que podem ser alcançados pela incorporação de extratos de plantas medicinais nas rotinas de cuidados primários, podem ser eficazes quando estamos abertos a fazer um tratamento in natura.
Um extrato hidroetanólico a 70% de Centella Asiática, já havia mostrado propriedades ansiolíticas promissoras em um estudo clínico onde atenuou distúrbios relacionados à ansiedade, fenômeno de estresse e depressão correlacionada em pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada. Um exame mais aprofundado de Centella Asiática como um agente ansiolítico prova sua eficiência em melhorar o estresse patológico manifestado devido à ansiedade.
O asiaticosídeo protege o sistema nervoso central, o cérebro contra distúrbios neurodegenerativos e déficits cognitivos, mostrou ser bom para a memória e o aprendizado e funciona como calmante natural para aliviar os sintomas de depressão e ansiedade. A ação terapêutica do Eca 233 foi comparável a um conhecido calmante o diazepam.
Feridas e queimaduras
A cicatrização de feridas por queimaduras é um processo complexo que envolve inflamação, reepitelização, granulação, neovascularização e contração da ferida, e requer a atividade de vários bioquímicos, incluindo antioxidantes e citocinas. Extensos estudos in vitro e in vivo indicam que o Centella Asiática é uma dos melhores plantas medicinais para a atividade de cicatrização de queimaduras, por meio da promoção da angiogênese durante o reparo de feridas cutâneas.
Proteção pulmonar
As artérias pulmonares têm paredes mais finas e menos músculos lisos vasculares do que a circulação sistêmica, e um dos fatores que controlam o fluxo sanguíneo pulmonar entre os pulmões e outros órgãos é a estrutura vascular. A baixa oxigenação ou hipóxia nos tecidos causa vasoconstrição pulmonar. Verificou-se que o asiaticosídeo desempenha um papel significativo na melhora da hipertensão pulmonar (HP) induzida por hipóxia.Ele foi estudado para reduzir a inflamação pulmonar induzida por LPS de forma dependente da dose, inibindo a infiltração inflamatória, as alterações histopatológicas, a produção de citocinas e o edema pulmonar.
Propriedades anti-inflamatórias
Em um estudo recente, o asiaticosídeo foi testado como um agente anti-inflamatório e imunomodulador durante a implantação in vivo de estruturas fibrosas de ácido polilático-co-glicólico. A asiaticoside exibe atividade anti-inflamatória na regulação de inúmeras doenças. Pode ser um potencial agente terapêutico para prevenção de edema em doenças inflamatórias como a aterosclerose, pois pode prevenir a disfunção da barreira endotelial provocada pela citocina pró-aterogênica, TNF-α. Asiaticoside também mostra efeitos protetores contra lesão renal aguda induzida por sepse, inibindo a inflamação.
É amplamente utilizado no tratamento de anormalidades da pele, queimaduras, isquemia, úlceras, asma, lúpus, psoríase e esclerodermia. Além das aplicações medicinais, esses fitocompostos são considerados cosmeticamente benéficos por seu papel no antienvelhecimento, hidratação da pele, síntese de colágeno, proteção UV e cura de cicatrizes.
Um cicatrizante natural
A cicatriz uterina foi uma das complicações a longo prazo da cesariana. Neste estudo, um hidrogel injetável termorresponsivo carregado com células-tronco mesenquimais do cordão umbilical humano (UCMSCs) e microesferas asiaticoside (AMs) foi usado para o reparo de cicatriz uterina.
Lesão cerebral e da medula espinhal
A maioria dos acidentes vasculares cerebrais é causada por isquemia cerebral, que é uma das principais causas de incapacidade e morte. Os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos agudos são considerados doenças tromboinflamatórias e são tratados principalmente pelo restabelecimento rápido do fluxo sanguíneo (recanalização) dos vasos cranianos ocluídos. No entanto, os infartos podem crescer apesar da recanalização bem-sucedida, levando a sérios danos conhecidos como lesão de isquemia/reperfusão cerebral ou CIRI.
Um estudo avaliou os efeitos do asiaticosídeo in vitro, bem como in vivo, usando modelos de ratos para lesão de isquemia/reperfusão cerebral. O asiaticosídeo reverteu com sucesso a lesão da função nervosa, edema cerebral, apoptose celular, tamanho do infarto, expressões de proteínas relacionadas à apoptose, inflamação e estresse oxidativo,
As lesões da medula espinhal (LM) são traumáticas e frequentemente causam disfunção neurológica. Um evento chave na mediação da resposta celular à lesão da medula espinhal é a inflamação. O tratamento com asiaticosídeo provou reduzir significativamente a expressão do marcador pró-inflamatório TNF-α no tecido da medula espinhal.
Indicação
Este suplemento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica; Embora não existam contraindicações relativas a faixas etárias, recomendamos sua utilização para pessoas acima de 18 anos.
Asiaticoside na Farma Saluti
O Asiaticoside é um suplemento injetável, estéril e estável, com alto grau de eficácia, além de altíssimo padrão de qualidade. Formulado em Laboratório Magistral de excelência tecnológica, com certificação internacional.
Fonte de informações:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9983323/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35902020/
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jcmm.17635
As informações disponibilizadas neste artigo provem de dados oficiais, porém não substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais.