Suplemento para melhorar sua performance esportiva
Estudos revelam que a suplementação de Creatina exerce efeitos ergogênicos* positivos em atividades físicas de curta duração e alta intensidade, além de potencializar o treinamento físico
*Os recursos ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício. Servem principalmente para estimular o tecido muscular, por meio da oferta de energia e aumento da taxa de produção de energia no músculo.
Para que serve a Creatina?
A Creatina é um suplemento dietético ergogênico muito utilizado entre os atletas para o aumento da massa muscular magra e para potencializar exercícios de curta duração e alta intensidade.
É um nutriente naturalmente produzido pelo organismo e também pode ser obtida através da alimentação, principalmente por meio do consumo de carnes vermelhas e peixes, ou suplementação dietética. Mais de 90% da concentração total de Creatina encontra-se na musculatura esquelética, onde funciona como reservatório de moléculas de alto valor energético.
Ao aumentar as concentrações musculares de Creatina, proporciona-se ao corpo maior quantidade de energia, o que possibilita sustentar atividades físicas de maior intensidade e duração. Além disso, contribui para o aumento da força e resistência muscular, favorece a hipertrofia e melhora da performance esportiva.
Estudos fornecem evidências de que a Creatina pode não apenas melhorar o desempenho do exercício, mas também pode desempenhar um papel na prevenção e/ou redução da gravidade das lesões, melhorando a reabilitação de lesões e ajudando os atletas a tolerar cargas pesadas de treinamento.
- Excelente fonte de energia para os músculos
- Ajuda a aumentar a resistência à fadiga
- Beneficia o desempenho em treinos intensos e de longa duração
- Favorece a hipertrofia.
- Recuperação pós-exercício e prevenção de lesões
Além da melhora atlética e do exercício, uma pesquisa mostra que a suplementação de Creatina pode melhorar a recuperação pós exercício, prevenção de lesões, termorregulação, reabilitação e concussão e/ou neuroproteção da medula espinhal.
- Doenças Neurodegenerativas e outras
Além disso, várias aplicações clínicas da suplementação de Creatina foram estudadas envolvendo doenças neurodegenerativas (por exemplo, distrofia muscular,Parkinson, doença de Huntington), diabetes, osteoartrite, fibromialgia, envelhecimento, isquemia cerebral e cardíaca, depressão na adolescência e gravidez.
- Melhora no envelhecimento ósseo
Em relação ao envelhecimento ósseo, pesquisas emergentes na última década mostraram alguns benefícios da suplementação de Creatina. Por exemplo, homens mais velhos saudáveis (> 50 anos) que suplementaram com creatina e realizaram treinamento de resistência de corpo inteiro por 10-12 semanas experimentaram um aumento no conteúdo mineral ósseo do membro superior e uma redução na reabsorção óssea em comparação ao placebo.
- Papel da Creatina no coração
A Creatina é um elemento chave na contração do coração e no metabolismo energético; Alguns estudos mostraram que em pacientes com insuficiência cardíaca a suplementação de Creatina é capaz de melhorar o desempenho muscular, levando a uma melhora funcional global.
Creatina Monohidratada
A Creatina Monohidratada é um suplemento dietético que aumenta o desempenho muscular em exercícios de resistência de curta duração e alta intensidade, que dependem do transporte de fosfocreatina para trifosfato de adenosina. A dosagem efetiva para suplementação de creatina inclui carga com 0,3 g·kg·d por 5 a 7 dias, seguida por dosagem de manutenção de 0,03 g·kg·d mais comumente por 4 a 6 semanas. Estudos indicam que a Creatina Monohidratada ingerida oralmente (por exemplo, 3 a 5 g/dia) aumenta as concentrações sanguíneas de creatina por 3 a 4 horas após a ingestão, facilitando assim a absorção de creatina nos tecidos por meio da difusão e dos transportadores de creatina .
A creatina aumenta a massa gorda?
A teoria de que a suplementação de Creatina aumenta a massa gorda é uma preocupação entre os indivíduos que se exercitam, possivelmente porque alguns experimentam um ganho de massa corporal com a suplementação de creatina. No entanto, ensaios clínicos randomizados (uma semana a dois anos de duração) não validam essa afirmação. A suplementação aguda de creatina (7 dias) não teve efeito sobre a massa gorda em adultos jovens e idosos; no entanto, a massa livre de gordura foi aumentada.
BENEFÍCIOS EXTRAS
Reduza danos, inflamações e dores musculares
Há evidências de que pessoas que suplementam suas dietas com Creatina, experimentaram menos dano muscular, inflamação e dor muscular em resposta à corrida de 30 km, bem como durante 4 semanas de treinamento intensificado. Consequentemente, a suplementação de Creatina pode ajudar os atletas a se recuperarem de exercícios intensos e/ou tolerar períodos de treinamento intensificados em maior grau. Em terceiro lugar, há evidências de que atletas que suplementam com creatina durante o treinamento apresentam menos lesões musculoesqueléticas, tempo de recuperação acelerado de lesões e menos atrofia muscular após imobilização.
Suplementação segura
Pesquisadores identificaram vários usos clínicos potencialmente benéficos da suplementação de Creatina. Esses estudos mostram que a suplementação de curto e longo prazo (até 30 g/dia por 5 anos) é segura e bem tolerada em indivíduos saudáveis e em várias populações de pacientes, desde bebês até idosos.
Além disso, benefícios significativos para a saúde podem ser fornecidos assegurando a ingestão habitual de baixa creatina na dieta (por exemplo, 3 g/dia) ao longo da vida.
Creatina Farma Saluti
Na loja online Farma Saluti, é possível adquirir a Creatina. Confira aqui!
Fonte: National Center for Biotechnology Information – PUBMED. As informações disponibilizadas neste artigo provem de dados oficiais, porém não substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais.