Você sofre de alergias respiratórias? Veja como prevenir!
Segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as enfermidades alérgicas são uma das seis patologias mais frequentes do mundo. Asma e Rinite alérgica são doenças prevalentes, no Brasil e no mundo.
Calcula-se que em torno de 10% da população brasileira tenha asma e 30% tenha rinite alérgica. E, muito frequentemente, as duas doenças se manifestam juntas, revela a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). As alergias respiratórias são multifatoriais, causadas pela interação de fatores genéticos e exposição a agentes ambientais.
Algumas das causas:
- Tempo seco
- Ácaros
- Mofo
- Pólen das flores
- Pelos de animais
“Normalmente, o pelo do animal não é o que causa a alergia. São proteínas das glândulas sudoríparas, salivares e sebáceas que grudam no pelo e, quando a pessoa respira, reage a essas substâncias”, explica a pesquisadora Luisa Karla de Paula Arruda, coordenadora do Departamento Científico de Alérgenos da ASBAI.
Muitas vezes, as alergias são provocadas pelo ambiente, já que passamos mais de 90% do nosso tempo em locais fechados, em casa e, principalmente no quarto. No final deste artigo trazemos orientações que podem ajudar no controle dos sintomas alérgicos.
Alguns sintomas de alergias:
- Tosse seca
- Coceira na garganta
- Tosse que piora no período noturno
- Coriza
- Espirros
- Lacrimejamento dos olhos
- Irritação em olhos, nariz e boca
- Falta de ar
- Chiado no peito
- Sensação de nariz entupido
- Coceira nos olhos
Principais alergias respiratórias:
- Asma
Asma é uma doença que se caracteriza por crises de falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhadas de tosse. A rinite alérgica manifesta-se por crises de espirros, coriza, coceira e entupimento nasal, podendo atingir também os olhos, os ouvidos e a garganta. Ambas têm muito em comum: cerca de 80% das pessoas que têm asma, apresentam também rinite. Por outro lado, a rinite alérgica é considerada um fator de risco para a asma, sendo observado que em torno de 40% dos pacientes com rinite apresentam asma.
- Rinite e Sinusite
Um grande número de estudos demonstra que rinite a asma são enfermidades frequentemente associadas. Os sintomas nasais ocorrem em 28% a 78% dos pacientes com asma, comparando-se com aproximadamente 20% da população em geral. Cerca de 19% a 38% dos pacientes com rinite alérgica podem ter asma. Os termos rinite e sinusite são corriqueiramente empregados em separado, mas não havendo limites definidas entre a mucosa nasal e a dos seios paranasais, alguns optam por empregar um só termo – Rinossinusite.
Alergias respiratórias em crianças é mais comum do que se pensa:
Crianças pequenas são imaturas do ponto de vista imunológico e, por isso, tendem a apresentar mais infecções respiratórias comparadas com crianças maiores e com adultos.
Os sintomas principais da Rinite são:
- Espirros,
- Coriza,
- Coceira
- Congestão nasal,
tudo isso podendo confundir-se com resfriados repetidos. Parece uma doença simples, mas a repetição das crises pode acarretar complicações como infecções. As doenças respiratórias estão entre as principais causas de internação hospitalar de crianças, que são mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças respiratórias graves.
Tratamento
Antes de instituir um tratamento para as alergias respiratórias o diagnóstico precisa ser firmemente estabelecido. Estudos mostram que, com medicação apropriada as alergias respiratórias podem ser bem controladas com prejuízo mínimo da qualidade de vida. A imunoterapia (ou vacina para alergia), é considerado um tratamento capaz de modificar a história natural da doença e controlar a rinite alérgica a longo prazo.
Quando estamos com a imunidade alta e o corpo saudável, temos mais chances de combater alergias gerando uma recuperação mais rápida e suavizando os sintomas.
De acordo com o médico Dr. Renato Ponte, Otorrinolaringologista, o tratamento da maioria dos casos de Sinusite é realizado sem antibiótico, pois a maioria são causados por vírus e o antibiótico não faz efeito contra vírus.
Protocolo Alergia Respiratória
Combinar ativos que aumentem a imunidade do organismo, é um grande aliado ao combate dessas alergias. Uma potente combinação pode evitar a recorrência e agravamento de alergias respiratórias:
- Timomodulina
- N-Acetil-Cisteína
- Curcumina
- PQQ (Pirroloquinolina Quinona)
- Lidocaína
- Timomodulina
De acordo com o médico Dr. Christian Aguiar, a Timomodulina é uma forma para ajudar a aumentar, fortalecer e proteger a imunidade. Protege o organismo contra doenças e estimula as defesas naturais do organismo contra infecções.
- N-Acetil-Cisteína
A N-acetilcisteína (NAC) tem sido indicada para o tratamento e ou prevenção de diversas doenças respiratórias.
De acordo com o médico Dr. Nivaldo Teles, Neurocirurgião e especialista em dor, a N-acetilcisteína é um suplemento que traz multibenefícios, como a desintoxicação dos rins e do fígado. Pode melhorar a saúde do cérebro como sintomas de depressão e variação do humor; Pode também suprimir a replicação do vírus do Covid 19.
- Curcumina
Curcumina é poderoso inflamatório e antioxidante. Ajuda tanto na prevenção como no tratamento de inúmeras doenças. A curcumina foi caracterizada o melhor agente anti-inflamatório extraído da raiz de Curcuma (açafrão). É uma especiaria popularmente usada na Índia, China e Oriente Médio. A propriedade antioxidante é muito superior à da vitamina E, vitamina C e beta-caroteno. É muito útil na prevenção e tratamento de doenças inflamatórias como: colite, pancreatite, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn, obesidade, diabetes, doenças respiratórias como asma e bronquite.
- PQQ
A pirroloquinolina quinona (PQQ) apresenta inúmeros benefícios à saúde através de diferentes mecanismos, como a regulação das vias de sinalização celular, a eliminação de radicais livres e a atividade redox.
O nutricionista Fabio Saad, fala que a vantagem desta vitamina é um antioxidante 100 vezes mais potente que a vitamina C.
- Alivia a inflamação
- Melhora a saúde e a função cerebral
- melhora o sono
- Melhora a saúde do coração
- Um potencial agente de longevidade
- Prevenção da obesidade
- Melhora o sistema imunológico
- Melhora a fertilidade
- Promove o funcionamento cognitivo e a memória
- Ajuda a combater a fadiga
- Lidocaína
A lidocaína é um anestésico local que possui atividade anti-inflamatória conforme já demonstrado em processos de natureza alérgica.
Encontre o protocolo Alergia Respiratória na Farma Saluti:
Confira aqui esse combinado de ativos para o seu tratamento ou precaução.
Aproveite para conhecer outros produtos da Farma Saluti: www.farmasaluti.com.br
As informações disponibilizadas neste artigo provem de dados oficiais, porém não substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais.